top of page

NOSSOS SERVIÇOS

Autenticações

Abertura de Ficha Padrão

É o depósito do padrão de assinaturas do requerente em uma ficha-padrão.

Trata-se de um serviço disponibilizado pelo Tabelionato de Notas para que as assinaturas possam ser reconhecidas posteriormente. Uma vez aberta a ficha-padrão de assinaturas, qualquer pessoa poderá comparecer ao cartório para reconhecer a firma do signatário.
 

A ficha-padrão não tem prazo de validade, mas é necessário que o padrão da assinatura, a biometria digital e os dados obrigatórios estejam atualizados. Havendo modificação, a ficha-padrão deverá ser renovada (artigo 1.280, CNCGJ).

Para solicitar esse serviço, basta comparecer pessoalmente ao Tabelionato munido de um documento de identificação original válido com foto e CPF (art. 1.277, CNCGJ).

Documentos
  • Documentos admitidos: cédula de identidade; passaporte; carteira nacional de habilitação; carteira de identidade militar emitida pelas forças armadas; carteira de identidade emitida pelos conselhos de fiscalização de profissões legalmente regulamentadas; carteira de identidade funcional, expedida por órgão da União ou dos Estados; carteira de trabalho e previdência social, exceto digital, emitida a partir de 1º de janeiro de 2010; e carteira de identidade de estrangeiro, emitida pela Polícia Federal.

  • Certidão de casamento: somente será necessária para a mulher/homem que alterou o nome após o casamento, separação ou divórcio e não alterou o documento de identidade.

  • Estrangeiro solicitante de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil: Documento Provisório de Registro Nacional Migratório emitido pela Polícia Federal.

  • Analfabeto: não há como abrir ficha-padrão de analfabeto com sua impressão digital.

  • Deficiente visual: poderá abrir ficha-padrão, mas essa circunstância será anotada na ficha.

  • Menor de 18 anos e maior de 16 anos: é possível a abertura da ficha-padrão,  mas essa circunstância será anotada na ficha. Está dispensado o comparecimento dos pais ou responsáveis.

  • São vedados, para fins de identificação, documentos de identidade replastificados, em mau estado de conservação, que não contenham os elementos de segurança previstos em lei ou antigos a ponto de não mais identificar o portador pela foto.

bottom of page